sábado, 13 de junho de 2009

Blizzard

A Blizzard ameaça voltar a bater recordes com o lançamento dos seus próximos jogos. Um que está garantido na minha lista de compras é este mimo que se segue:



E porquê que a Blizzard é a melhor empresa de videojogos que existe actualmente?

Porque ao contrário das grandes empresas como Electronic Arts, Konami etc, não precisa de lançar um jogo todos os dias para fazer dinheiro. Os jogos da Blizzard lançados à não sei quantos anos atrás continuam a ser hoje vendidos com frequência. Se a Blizzard lançar três jogos num ano, é um milagre, e com certeza dois serão expansões.
Mas eles simplesmente não precisam. A empresa fundada em 1991 por Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce limitou-se a criar três bases de sustendo. Starcraft, Warcraft e Diablo. A partir daí, foi só desenvolver o que já tinha. Adicionar novos conteúdos, acrescentar coisas novas e assim se construiu uma galinha dos ovos de ouro com bases fortes e sustentadas. Três jogos épicos que ainda hoje como referi, continuam a ser bastante requisitados.




O grande sucesso atingido pelos jogos Warcraft, Warcraft II, Warcraft III: Reign of Chaos e sua expansão foi tal, que a Blizzard se viu obrigada a criar um MMORPG que retrata-se toda esta história na primeira pessoa, obviamente juntando-se com outras on-line. World of Warcraft é sem dúvida o seu maior sucesso actualmente, tendo mais de 11 milhões de jogadores worldwide.

Agora vou-vos deixar aqui com umas pequenas contas:

11 Milhões de jogadores compraram (World of Warcraft, The Burning Crusade e The Lich King). Se tivermos que em média o valor do jogo edição normal, sem contar com a edição especial que é 30 euros mais cara, ou com a baixa de preços passado um ano dos jogos, a Blizzard ganhou apenas 1122 milhões de euros só em vendas. Agora se a estas vendas todas juntarmos que esses 11 milhões de jogadores pagam uma mensalidade de 12 euros por mês em média dá um total de 132 milhões de euros por mês de lucro. O jogo já existe desde de 2005, acho que não é preciso dizer muito mais.

Por outro lado, um torneio coreano de Starcraft por exemplo conseguiu reunir num estádio 100 mil pessoas para assistirem à final.
O novo Starcraft já está em preparação e mais um sucesso de vendas se prevê.



E retomando agora ao Diablo que quando saiu para o mercado bateu todos os recordes de vendas, tornando-se rapidamente um best seller, foi só mais tarde batido por The Sims.


Realça-se também o facto dos videojogos da Blizzard estarem também representados através de jogos de tabuleiro, cartas ou banda de desenhada por exemplo. Agora só resta sonhar para que um dia, também tenha uma representação no cinema.

Além disso, mas isso é por causa da minha falta de cultura a este nível, é a única empresa de videojogos que conheço que faz a sua própria feira, chamada de Blizzcon onde os fanáticos vão para lá todos vestidos a rigor com investimentos feitos em fatos com mais lucros para a Blizzard, fora a bonecada e as estatuetas...



Sendo assim, ainda restam dúvidas de quem são os melhores?

2 comentários:

Manel Cruz disse...

ALL HAIL BLIZZARD

Dexter disse...

este se calhar é o meu próximo coisas da vida

senão arranjar nada até la...


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Bridal Gowns. Powered by Blogger