quinta-feira, 2 de julho de 2009

O substituto de Lucho (um jogador de luxo)

Continuando no panorama futebolístico, o Futebol Clube do Porto precisa de encontrar um substituto para Lucho Gonzalez. Isto porque não há nenhum jogador dentro do plantel neste momento capaz de fazer o papel do "El Comandante".

Emprestados, havia, sem dúvida algumas. Se quiséssemos pegar nos "nossos miúdos" bastava dar a oportunidade ao grande Paulo Machado que já foi oficializado como contratação do Toulose. Uma pena... Um jogador cheio de talento que podia dar muito ao seu clube de coração Sendo assim, arrisca-se a passar ao lado de uma grande carreira... Mas o Porto é assim!
Pelé, mais um português que foi novamente emprestado pelo Futebol Clube do Porto. Veio do Inter em troca de Quaresma e toda a gente esperava que ele se torna-se peça importante no clube. Não conseguiu encontrar o seu espaço e agora está num médio clube de Itália. Neste momento, dava um certo jeito, só precisava de perder um bocado a mania...
Outra opção é Ibson. Veio rotulado de estrela, mas nunca se conseguiu impor. Teve as suas oportunidades, mas não teve cabeça suficiente para se assumir como um jogador importante dentro do clube. Assumiu-se novamente no Brasil e o seu nove voltou à ribalta. Se calhar estava na altura de ter a sua oportunidade, até porque é um jogador com qualidade. Mas ele não quer, e o Porto também não. Vai ser vendido!
Contudo eram aqui três opções viáveis e possivelmente seguras sem que o Porto tivesse de gastar dinheiro em comprar jogadores. Bollati também poderia ser outra opção, mas isso iria levar a uma alteração do esquema táctico. Lucho e Bollati são jogadores totalmente diferentes.
Então, vamos lá gastar alguns dos nossos milhões. Se fosse eu a escolher, não ia muito longe. Ia a Alvalade buscar ou o Moutinho ou o Vukcevic. Infelizmente estes são jogadores com preço demasiado elevado e apesar de o FCP ter muito dinheiro, ou pelo menos devia, não tem capacidade financeira para contratar nenhum dos dois, acho eu.
Sendo assim, aqui ficam as três hipóteses que estão a ser lançadas pela impresa:
A primeira Javier Pastore. Confesso que não conheço este jogador, mas se Lucho diz que Pastore ainda é melhor que ele, então eu acredito. Estive a ver uns vídeos e pareceu-me que Pastore poderá ser mesmo uma grande contratação para o Futebol Clube do Porto. Um jogador alto, 1,87 m, que se conseguir impor a sua classe em Portugal como impõe como na Argentina, então Lucho será esquecido rapidamente. Além disso é um jogador muito jovem, de apenas 19 anos e com bem mais velocidade do que aquela a que Lucho nos habituou.
Também lançada para a mesa parece estar Daniel Carvalho. O brasileiro de vinte e seis anos do CSKA. Um jogador que já deu provas de qualidade na Europa, mas não sei se seria a melhor opção para os azuis e brancos. Até porque o Porto não gosta muito de jogadores com manias, muito menos de jogadores já feitos. Mas que era um excelente nome, era sem dúvida. Mas este fica para o Benfica.
O mesmo se passa com a terceira referência lançada para a mesa, Rafael Van Der Vaart. Esta é aquela que será mais irreal. Apesar dele sair quase de certeza do Real Madrid, não me parece que o Porto terá capacidade financeira para suportar o seu salário. Sem dúvida que era uma excelente aquisição. Além das suas capacidades dentro de campo, também ele é um exímio batedor de bolas paradas, e diga-se de passagem, desses o Porto não tem nenhum e já faz falta...
O que acho estranho é ainda ninguém ter falado na possibilidade de Maniche regressar à casa que o tornou grande. Afinal de contas ele está livre para assinar por quem quiser, é um jogador que joga na posição de Lucho e é um jogador que conhece bem a casa e que eu acho que ainda tem mais dois ou três anos de grande qualidade para oferecer, caso seja bem aproveitado.
De qualquer maneira, venha quem vier vai ter um grande trabalho pela frente. Substituir o trabalho de luxo que Lucho Gonzalez desempenhou, não é tarefa fácil para ninguém, mas acredito que o Futebol Clube do Porto irá contornar esta situação.
Javier Pastore, deverá ser o mais certo.... Para já, ficamos com Kalidou Coulibaly Yero, o nosso último reforço.

Paraa terminar quero mostrar a minha desilusão por Lucho Gonzalez passar ao lado de uma grande carreira. Levou com quatro anos de dragão ao peito e nunca jogou numa das três ligas de elite. Vai com certeza passar os seus últimos anos a grande nível no Marselha... É triste, merecia mais. Muito mais!

Sem comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Bridal Gowns. Powered by Blogger